Nossa política de privacidade
1. QUAIS DADOS PESSOAIS SEUS NÓS COLETAMOS?
Os dados pessoais que coletamos variam conforme a relação que você opte por estabelecer conosco, isto é, de doador, voluntário, ciberativista ou visitante. Abaixo, agrupados em categorias, apresentamos os principais deles:
- Informações de identificação, como o seu nome, RG, CPF, código de doador, estado civil, gênero, profissão, nacionalidade, data de nascimento, filiação, dentre outros;
- Informações que nos auxiliem a contatá-lo, como endereço residencial, CEP, telefone fixo ou celular e e-mail;
- Informações financeiras, como conta corrente, agência bancária, número do cartão de crédito e perfil econômico;
- Informações comportamentais, como perfil de engajamento, hábitos e motivações, dentre outros;
- Atributos associados aos seus dispositivos eletrônicos, como provedor de acesso, sistema operacional, navegador (tipo, versão, opções habilitadas e plug), configurações de vídeo (tamanho/resolução e quantidade de cores), data e hora do acesso e páginas vistas.
- Informações proveniente de terceiros, como históricos e/ou relatórios de crédito, dentre outras;
- Informações sensíveis, como raça, etnia, etc.
2. COMO COLETAMOS OS SEUS DADOS PESSOAIS?
As informações que tratamos a seu respeito podem ter nos sido fornecidas diretamente por você, por terceiros, coletadas de forma automática ou serem provenientes de bases públicas disponíveis online.
Fornecidas Diretamente por Você
Desde o início da sua relação conosco, você voluntariamente nos disponibiliza informações a seu respeito. Por exemplo, participando de alguma de nossas ações virtuais, preenchendo os nossos formulários de filiação e de cadastramento, ou, ainda, atualizando os seus dados cadastrais, enquanto ativista e/ou doador.
Obtidas de Terceiros
Em casos específicos, nós também poderemos receber alguns dados pessoais seus através de terceiros. Por exemplo, informações que nos auxiliem com a compreender melhor as relações que temos com os nossos doadores, provenientes da Serasa Experian.
Automaticamente
Em algumas situações, também poderemos coletar dados automaticamente dos dispositivos que você utiliza para acessar o nosso website ou aplicação mobile. Essas informações nos auxiliam a gerar estatísticas de acesso e, assim, conhecer melhor o público que os utiliza. Isso é importante para que possamos aperfeiçoá-los cada vez mais e adequá-los ao maior público possível. Alguns desses dados podem ser coletados por meio de cookies ou tecnologias similares, conforme explicaremos em tópico próprio abaixo.
Disponíveis Publicamente
Por fim, com o propósito de apurar e/ou promover o engajamento digital entorno de missões importantes ao Greenpeace Brasil, há a possibilidade de coletarmos informações suas que se encontrem disponibilizadas publicamente, incluindo, mas não se limitando a, mídias sociais (como o Facebook) ou outras bases agregadas (como o IBGE).
3. COMO UTILIZAMOS AS SUAS INFORMAÇÕES?
As informações pessoais que Mestres da Obra coleta sobre você são utilizadas para os seguintes propósitos:
Atender a finalidade para a qual o dado foi fornecido
Tratamos os dados seus dados pessoais para viabilizar a finalidade para a qual você os forneceu ao Mestres da Obra ou para outras finalidades compatíveis a estas e informadas a você no momento da coleta de seus dados. Por exemplo, podemos utilizar as suas informações de identificação para viabilizar a sua participação, enquanto voluntário, em nossos projetos ou campanhas.
Cumprirmos com nossas obrigações legais ou regulatórias
Seus dados pessoais poderão ser utilizados para o atendimento das nossas obrigações dispostas em lei, regulações de órgãos governamentais, autoridades fiscais, Poder Judiciário e/ou outra autoridade competente. Este tratamento poderá incluir seus dados de qualificação completa, documentos pessoais e dados bancários, por exemplo.
Permitir o exercício regular de nossos direitos
Mesmo após o término da sua relação conosco, nós poderemos tratar alguns de seus dados pessoais para exercer nossos direitos garantidos em lei, inclusive como prova em processos judiciais, administrativos ou arbitrais.
Viabilizar atividades necessárias às nossas operações
Com base no nosso legítimo interesse, também poderemos tratar os seus dados pessoais para viabilizar nossas atividades cotidianas, sempre observando os limites da sua expectativa e nunca em prejuízo de seus interesses, direitos ou liberdades fundamentais.
Executar um contrato que você tenha celebrado conosco, ou realizar diligências pré-contratuais
Utilizamos seus dados pessoais para a realização do seu cadastro enquanto doador, por exemplo.
Publicidade
Por fim, poderemos utilizar os seus dados para criar segmentações de públicos-alvo e, assim, promover de forma mais adequada conteúdos atualizados de nossas campanhas. Nesta hipótese, a opção de exclusão de cadastro da nossa base estará sempre disponível ao final de cada comunicação que encaminharmos.
4. Ferramentas de métricas e mensuração de navegabilidade online?
O Mestres da Obra utiliza de scripts de coleta de informação de navegação como tags de Google Analytics, DoubleClick Campaign Manager, Google Adwords, Facebook, Twitter, Microsoft Ads e Hubspot para aprimorar a experiência do usuário nas interfaces/domínios da organização.
Estes códigos geram arquivos de textos que capturam a navegação do usuário (os cookies), identificando suas sessões através do navegador. Importante ressaltar que nenhum dado do usuário é divulgado ou armazenado neste tagueamento, apenas o cookie do navegador. Eles são necessários para que o usuário seja identificado através de nossos sites, gerando experiências customizadas.
Esses dados são utilizados por funcionários autorizados para a criação de segmentação de público-alvo, promovendo conteúdo atualizado de campanhas da organização aos usuários que visitam e interagem com as interfaces online da organização, por meio de publicidade online. Caso o usuário queira desabilitar a utilização de cookies do Google (o que impacta em todas as redes) você pode acessar a página de Definição de Anúncios do Google.
5. COM QUEM COMPARTILHAMOS OS SEUS DADOS?
Somos uma OSCIP que trabalha em parceria com outros orgãos para melhor cumprir nossa missão. Por isso, é possível que a organização realize o uso compartilhado de seus dados pessoais, caso em que estará restrito ao mínimo adequado e necessário para o cumprimento de alguma das finalidades específicas e previamente informadas a você.
Por exemplo, para viabilizar o recebimento de doações, de forma segura, precisamos confirmar junto a instituição financeira os dados do doador.
Sempre que realizamos o compartilhamento de seus dados pessoais, nós utilizamos de instrumentos contratuais para assegurar que qualquer terceiro que os receba garanta a eles a proteção adequada.
Nossos relatórios e dados de controle financeiro estão todos em ferramentas seguras, tanto criptograficamente quanto contratualmente, e com acesso restrito a poucas pessoas da organização.
6. COMO PROTEGEMOS OS SEUS DADOS PESSOAIS?
Temos políticas e protocolos internos que determinam como os dados pessoais devem ser tratados pela organização. Essas normas têm como objetivo garantir o tratamento adequado e lícito dos dados pessoais que detemos, inclusive dos seus.
Além dessas medidas organizacionais e de governança, adotamos inúmeras outras de natureza técnica que garantem ainda maior segurança aos seus dados pessoais. Como exemplo de algumas medidas que tomamos, estão:
- Controle estrito do tratamento de dados pessoais, incluindo limitação de acesso, e acesso protegido por senha;
- Mecanismos de autenticação de acesso, que asseguram a individualização dos registros;
- Soluções de gestão dos registros por meio de armazenamento de logs de acesso, sem prejuízo da adoção de outros padrões técnicos posteriormente estipulados pelas autoridades competentes.
7. COMO VOCÊ PODE EXERCER OS SEUS DIREITOS?
Qualquer que seja a relação que você opte por estabelecer com o Mestres da Obra, você tem assegurado todos os direitos legais relativos aos seus dados pessoais, incluindo, mas não se limitando a:
- Saber se tratamos algum dado pessoal seu;
- Saber quais dados pessoais seus são tratados por nós;
- Corrigir dados incompletos, inexatos ou desatualizados, pelos meios exigidos pela regulamentação específica, quando necessário;
- Solicitar a anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou que, por ventura, tenham sido tratados em desconformidade com a lei;
- Solicitar a portabilidade dos dados a outro fornecedor de serviço ou produto;
- Solicitar a eliminação dos dados tratados com ou sem o seu consentimento;
- Obter informações sobre as entidades públicas ou privadas com as quais compartilhamos os seus dados;
- Quando a atividade de tratamento necessitar do seu consentimento, você pode se negar a consentir. Nesse caso, lhe informaremos sobre as consequências da não realização de tal atividade. Caso você consinta, a qualquer momento você poderá revogá-lo.
8. ATUALIZAÇÃO DESTA POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Esta política de privacidade poderá ser alterada a qualquer momento, para garantir o nosso compromisso de máxima transparência com você. Por favor, verifique esta página periodicamente para saber sobre possíveis mudanças.